Quem Somos

O Grupo Nacional de Cultura Infância é um coletivo formado por artistas, pesquisadores, gestores, produtores culturais e projetos socioculturais de diversas partes do Brasil, dentro de um ambiente interativo e construtivo. A pauta que nos une é a da militância por políticas culturais de estado para a infância.

Em atividade desde 2014, o Grupo Nacional de Cultura Infância promove um diálogo com a sociedade civil e o poder público, reivindicando programas, ações e recursos públicos para a Cultura Infância nos âmbitos municipal, estadual, distrital e federal. O coletivo realiza o Fórum Nacional Cultura Infância, para sistematizar debates, traçar metas e encaminhar ações. O encontro já teve três edições.

Ao conectar pessoas, instituições e iniciativas de todo o Brasil, o Grupo possibilita o compartilhamento de experiências e conhecimentos, pertinentes à Cultura Infância, de forma intersetorial. São formuladas coletivamente propostas de políticas de estado, a fim de garantir os Direitos Culturais das crianças brasileiras, promovendo-os como prioridade das gestões públicas.

As discussões do Grupo são realizadas em fóruns presenciais e virtuais. O Grupo formaliza suas deliberações em documentos, um dos principais instrumentos de mobilização, integração, comunicação e reivindicação junto às instâncias públicas e à sociedade.