O FIL já faz parte, definitivamente, do calendário cultural do Rio de Janeiro. A 15ª edição do Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens acontece entre 29 de setembro e 15 de outubro, com uma programação que inclui performances artísticas e espetáculos, nacionais e internacionais; happy hours e ações interativas. Nesta edição comemorativa, o evento dirigido por Karen Acioly recebe atrações da França, Espanha, Argentina, Uruguai, Bélgica, Canadá, Romênia e claro, do Brasil. As ações se concentram em quatro locais da capital carioca – Espaço Cultural Sérgio Porto, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Centro Cultural Correios e no Canastra Bar.

Os pequenos espectadores têm uma boa oferta de espetáculos e atividades na programação do FIL. Espetáculos aclamados internacionalmente, que nunca passaram pelo País, poderão ser conferidos por crianças de todas as idades. “Frères” (“Irmãos”), da companhia francesa Les Maladroits, abre o Festival, com uma apresentação no dia 29 de setembro, às 21 horas no Espaço Cultural Sérgio Porto. Outras atrações para crianças incluem “Grettel e Hansel” (+ 9 anos), do Canadá; “Gulliver” (+ 5 anos), da Romênia; “A Gruta da Garganta” (+3 anos), da

O espetáculo “Frères”, da Compangnie Les Maladroits , que abre a programação do FIL: público infantil recebe atenção do festival

Espanha; e “Eu Sou Uma Dançarina Estrela” (+ 4 anos), da Bélgica.

Crianças a partir dos dois anos de idade são o público preferencial do Escuta FIL. Voltadas para a primeira infância, “Sarau Água de Bebê”, do Grupo Cirandinhas Bebê e Cia, e “Manaká Passarinheiro”, com Livia Maria Izar e Francisco Abreu, são duas performances de sensibilização musical. “O Livro dos Acalantos”, aula-espetáculo para pais e filhos (+ 8 anos) também integra esta parte da programação.

O 15º FIL é patrocinado pela Petrobras , copatrocinado pela Agência 88 e tem como parcerias institucionais o Consulado Geral da França no Rio, Festival Momix (França), Conseil des Arts et Lettres (Canadá), Wallonie Bruxelles International-Be (Bélgica), Institute Français (França) , Cinerama Brasilis (Brasil), Festivais Internacionais do Rio, Festival de Canela, Festival Paidéia , Canal Curta, CCBB e o Apoio Institucional da Prefeitura do Rio, Secretaria Municipal de Cultura, Correios, CEG, TV Globo, Hotéis Windsor, grupo Nacional Cultura Infância, Rede Nacional da Primeira Infância, Projeto Entre, 94.1, Rádio Roquete Pinto e Escola Sá Pereira.

Clique aqui para conferir a programação completa do 15º FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens, no site oficial do evento.