Começa neste domingo, 27 de agosto, o IV Encontro de Realizadores de Teatro Infantil de Fortaleza (CE). Realizado pelo Grupo Pavilhão da Magnólia, o evento terá ações no Teatro Sesc Iracema, Teatro Sesc Emiliano Queiroz e Escola Porto Iracema das Artes. A programação se estende até o dia 1 de setembro.

Espetáculo “Ogroleto”, do Pavilhão da Magnólia, será encenado no Encontro. Crédito: Sheila Oliveira/TIC

A proposta do evento é promover a reflexão e articulação do fazer teatral para crianças em Fortaleza, envolvendo artistas, produtores, técnicos, ONGs, professores, dentre outros profissionais. As discussões vão girar em torno de questões estéticas e políticas, incluindo debates sobre o conceito de Cultura Infância e a ações do estado voltadas para a área. A dinâmica do encontro articula espetáculos e debates diários. Participam os grupos Alumiar Cenas e Cirandas, Bandeira das Artes, Bricoleiros, Cangaias Coletivo Teatral, Cia. Prisma de Artes, Comédia Cearense, Comedores de Abacaxi S/A, Grupo Ânima, Grupo Bagaceira de Teatro, Grupo VEMART, K’Os Coletivo e Pavilhão da Magnólia; e os críticos de teatro Dib Carneiro Neto (SP) e Leidson Ferraz (PE).

 

Cultura infância

As políticas de estado para cultura infância serão discutidas em três momentos durante o IV Encontro de Realizadores de Teatro Infantil de Fortaleza. No domingo, 27 de agosto, às 17h30, acontece a palestra “Tateamentos sobre o conceito cultura infância”, com a atriz, diretora e pesquisadora Edneia Quinto “Tutti”. Na sequência, às 18h30, o “Plano Estadual Cultura e Infância” será apresentado pelos produtores culturais Emídio Sanderson e Osiel Gomes, do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento. Participantes do Grupo Nacional Cultura Infância, eles contribuíra ativamente para a construção do Plano, cujo projeto de lei que o institui foi aprovado, pela ela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, no dia 24 de agosto. Na segunda-feira, dia 28, às 19h, é a vez da mesa “Um olhar sobre as ações e perspectivas a partir do ‘Plano Estadual Cultura e Infância’”, com participação de representantes das secretarias da cultura do estado do Ceará e do município de Fortaleza. As três ações acontecem na Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema, Fortaleza/CE).

Serviço:

IV Encontro de Realizadores de Teatro Infantil de Fortaleza. De 27 de agosto a 1 de setembro de 2017, com ações no Teatro Sesc Iracema, Teatro Sesc Emiliano Queiroz e Escola Porto Iracema das Artes. Progamação completa: goo.gl/QndKtf. Informações: (85) 98607.5502/ 98890.6539